A comitiva de Israel (Embaixada e Câmara de Comércio) – acompanhada de integrantes do Governo de Minas Gerais (Idene, Sede, Seapa, Emater MG e Epamig) – segue na região Norte, conhecendo projetos para ampliar o acordo de cooperação técnica. O país do Oriente Médio é referência mundial em irrigação para produção de alimentos.
Felipe Lopes e Saulo Feliciano, que representam o diretor-geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves, acompanharam os trabalhos também nessa quinta-feira (16/3). Houve visita ao Campo Experimental Gorutuba (Epamig), onde há laboratórios para realização de estudos e aprimoramento de técnicas de produção agropecuária. Todos conheceram a produção de algodão e de figo da Índia, fruta típica de regiões áridas.
Nesse local, o Governo de Minas capacita agricultores locais.
Também foi possível visitar o Centro de Difusão de Tecnologias Algodoeiras de Catuti (Ceditac), onde os técnicos apresentaram os desafios da produção de algodão em região seca, bem como a gestão hídrica. Esses desafios passam pela água salinizada e PH alto, além do entupimento rápido da irrigação por gotejo.
A comitiva de Israel ouviu, recebeu atentamente os relatos e se dispôs a estudar cada caso, pois ressaltou que há uma solução específica para cada situação. As demandas poderão receber solução a partir de propostas de parceria entre Israel e Minas Gerais.
Balanço da missão: nessa sexta-feira (17/3), à tarde, o diretor-geral do Idene participou de reunião em que todos os pontos foram abordados. Carlos Alexandre disse que os resultados foram muito expressivos e que os possíveis desdobramentos das parcerias com Israel serão fundamentais para o desenvolvimento da irrigação no Norte de Minas.