Ao utilizar o nosso sítio você concorda com o Termo de Uso e Política de Privacidade. Nele você encontra informações sobre a forma como tratamos os dados e utilizamos os cookies. Se você concorda, clique em Aceitar.

Projetos

 

Projeto-Jequitai

Projeto Hidroagrícola de Jequitaí – PHJ

Termo de Compromisso Nº 00-008-00/2011 celebrado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) visando criar as condições necessárias para que a CODEVASF e o IDENE, desenvolvam uma articulação entre as instituições com o objetivo de estabelecer a cooperação técnica e financeira, através da mobilização de recursos humanos e materiais disponíveis

 

 


 

 

Projeto Caixas d’água e Tubos de PVC - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO NORTE E NORDESTE DE MINAS GERAIS - IDENE:

Mitigação dos efeitos da seca/estiagem de municípios da área de abrangência do IDENE.

 O que é? O projeto consiste na aquisição de tubos e caixas d'água de PVC com o objetivo de mitigar os efeitos da seca/estiagem nos municípios da área de abrangência do IDENE, contribuindo para a oferta de água para consumo das famílias e produção agroalimentar.

 Em que consiste o projeto? Considerando que a maioria dos municípios da área de atuação do IDENE são abrangidos pelo semiárido brasileiro, onde há baixa precipitação e a concentração dessas em poucos meses do ano, associada a reduzida oferta de abastecimento de água que afetam severamente as condições de sobrevivência das comunidades predominantemente rurais e em situação de vulnerabilidade social, mostra-se necessário ampliar o acesso a água para garantir condições básicas para qualidade de vida da população. As caixas d'água e tubos de PVC atenderão a carência de infraestrutura hídrica e auxiliarão no suporte ao desenvolvimento dos municípios e comunidades rurais, que em sua maioria são constituídas de agricultores familiares.

Qual a contribuição do projeto? A doação de caixas d’água e tubos de PVC visa a mitigação dos efeitos da seca, ampliando a distribuição de água para as famílias carentes garantindo condições básicas para qualidade de vida da população.

Quem pode utilizar o projeto? Municípios.

Contato:

Gerencia de Parcerias e Promoção de Negócios - GPPN
E-mail: humberto.junior@idene.mg.gov.br
Telefone: (31) 3915-5243

 


 

 Projeto Kit Feira livre - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO NORTE E NORDESTE DE MINAS GERAIS - IDENE:

Inclusão produtiva de agricultores familiares e produtores locais.

O que é? Aquisição e distribuição de Kits de Feira Livre por meio de doação a Municípios da área de abrangência do IDENE, a fim de fortalecer a agricultura familiar, gerando renda e desenvolvimento econômico dos municípios, por meio da comercialização de produtos locais.

Em que consiste o projeto? Considerando que a maioria dos Municípios da área de abrangência do IDENE possuem um baixo Índice de Desenvolvimento Humano - IDH e relevantes deficiências no que diz respeito à infraestrutura para comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, a doação de barracas de feira livre e balanças eletrônicas mostra-se necessária, uma vez que visa fomentar o desenvolvimento econômico por meio da comercialização dos produtos locais em regiões de alta vulnerabilidade social e predominantemente rural, ampliando ou revitalizando as feiras livres, incentivando a participação de novos produtores, elevando a comercialização dos produtos locais e da agricultura familiar e aumentando a diversidade de produtos oferecidos a população por meio das feiras livres.

Qual a contribuição do projeto? Doação de barracas de feira livre e balanças eletrônicas, visando a Inclusão produtiva de agricultores familiares e produtores locais.

Quem pode utilizar o projeto? Municípios.

Contato:
Gerencia de Parcerias e Promoção de Negócios - GPPN.
E-mail: humberto.junior@idene.mg.gov.br
Telefone: (31) 3915-5243