Promovido pela Coordenadoria da Defesa Civil de Minas Gerais, o Seminário de Seca 2022, reuniu centenas de municípios em Montes Claros, na última sexta-feira (13/5). O objetivo do evento foi fazer com que os municípios se informassem e se estruturassem para enfrentar o período de escassez hídrica, que já se iniciou e causa prejuízos todos os anos. Diversos órgãos como o Idene e entidades foram parceiros no evento realizado na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).
O diretor-geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves, fez palestra, mostrando a estrutura do Idene na região de abrangência. Ele mostrou um balanço extremamente positivo da atual gestão com a entrega dos sistemas de abastecimento e kits que estão levando água a milhares de famílias nas regiões Norte, Nordeste (vales do Jequitinhonha e Mucuri) e Leste (Vale do Rio Doce).
Com o apoio incondicional do governador Romeu Zema, o Idene investiu cerca de R$16 milhões na melhoria da segurança hídrica no último ano. Houve também doações com recursos de emendas parlamentares. Para 2022, a expectativa é de ampliar ainda mais as entregas, aumentando o número de famílias beneficiadas com programas e ações de desenvolvimento econômico e social.