Comercinho

Em visita a Comercinho (Vale do Jequitinhonha), o governador Romeu Zema entregou, simbolicamente, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) à comunidade Olhos D’água dos Rosenos, na zona rural do município, na última quinta-feira (7/4). O diretor-geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, entre outras autoridades, integraram a comitiva.

O SIAA de Comercinho beneficia diretamente 18 famílias, cerca de 80 pessoas, que não tinham água para as necessidades básicas do dia a dia. O sistema faz parte do conjunto de ações de melhoria da segurança hídrica inserido no Plano de Desenvolvimento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais

O projeto SIAA contempla os trabalhos de perfuração do poço, construção da estação de tratamento, proteção do entorno, reservatório e distribuição. O Idene entregou 29 Sistemas Integrados de Abastecimentos de Água (SIAA), 19 estão em processo de finalização e 46 em estudo de contratação, totalizando 94 SIAAs. Além desse sistema, o Idene trabalha com outros programas de segurança hídrica.

“Este sistema atende comunidades rurais e vem para mudar a realidade dessas famílias, fornecendo água para a produção, agricultura familiar e consumo próprio. Ele transforma a vida das pessoas que dependiam do abastecimento por meio do caminhão-pipa”, afirmou Carlos Alexandre da Silva, diretor-geral do Idene.

Em Comercinho e em Araçuaí, o governador Romeu Zema e sua comitiva se reuniram com prefeitos e vereadores de dezenas de municípios da região.

Zema no Vale