Marcelo Andrade Moreira Pinto Prefeito de Francisco Drumond Eduardo Rabelo Fonseca, Diretor-Geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves, Prefeito de Jequitaí, Binha

Da esquerda para direita / Prefeito de Francisco Drumond: Eduardo Rabelo Fonseca / Diretor-Geral do Idene: Carlos Alexandre Gonçalves / Presidente Codevasf: Marcelo Andrade Moreira Pinto / Prefeito de Jequitaí: Binha

Nesta sexta-feira, 1º de março, o Diretor-Geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE), Carlos Alexandre Gonçalves, esteve em São Paulo, na sede da Bolsa de Valores do Brasil (B3), representando o governo do estado de Minas Gerais no leilão de concessão à iniciativa privada para a construção da barragem do Projeto Hidroagrícola Jequitaí.

A execução do projeto conta com ações conjuntas do IDENE e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) para a implantação de duas barragens de usos múltiplos no Rio Jequitaí, no norte de Minas Gerais. Uma delas visa armazenar um volume estimado em mais de 500 milhões de metros cúbicos de água, enquanto a outra possibilitará a distribuição de água para canais de irrigação e a regularização da vazão do rio, permitindo o controle de cheias e evitando inundações em áreas propícias à agricultura.

A iniciativa garantirá a reserva de água para o abastecimento de 19 municípios da região e a geração de cerca de 20 megawatts de energia, além de atividades de lazer, turismo e piscicultura, entre outros benefícios.

O leilão realizado representa a Concessão do Direito Real de Uso (CDRU) de áreas públicas e os encargos decorrentes do Projeto, visando viabilizar a execução de obras e serviços necessários à implantação da infraestrutura do empreendimento, assim como a ocupação e o uso econômico de suas áreas.

A parceria entre o IDENE e a CODEVASF está vinculada à desapropriação das terras necessárias para a viabilização do empreendimento, bem como à manutenção e gestão do Plano de Assistência Social (PAS).

A obra, aguardada há mais de 50 anos, beneficiará inicialmente 147 mil pessoas, com a expectativa de geração de 100 mil empregos diretos e indiretos, além da previsão da produção de 350 mil toneladas de alimentos por ano.

A empresa contemplada em leilão para adquirir a concessão para a construção da barragem de Jequitai é a Planner (Grupo Geo) pelo valor de 35 milhões de reais!

O Idene parabeniza a todos os envolvidos pela conquista e reafirma o comprometimento e o apoio para o sucesso deste projeto!

IDENE, há 22 anos transformando vidas!

Enviar para impressão