WhatsApp_Image_2021-07-13_at_16.28.50.jpeg

Nesse período de seca intensa, o Vale do Rio Doce também sofre com as dificuldades para armazenamento de água. Por isso, o Idene – por meio da diretoria regional dos Vales e do escritório regional – entregou quatro kits de abastecimento ao prefeito André Merlo para atendimento a Governador Valadares, cidade-polo da região. Os kits entregues nessa terça-feira (14/7) são compostos de caixas d’água de 15 mil litros e todos os tubos necessários às ligações.

Na ocasião, o diretor-geral do Idene, Nilson Borges, foi representado pelo diretor regional, Marcos Lima, e pelo coordenador, Gabriel Rangel. “O Vale do Rio Doce também integra a área de abrangência do Idene e a exemplo de outras regiões, estamos ampliando o acesso à água ao maior número de pessoas, seguindo a recomendação do governador Romeu Zema”, afirmou Borges.

Segundo Marcos Lima, os municípios do Vale do Rio Doce estão sendo atendidos pelo escritório regional de Valadares com todos os programas e ações do Idene para mitigar os efeitos da seca e as dificuldades das comunidades em ter acesso à água. Ele reafirmou que a diretoria regional dos Vales abriga também os escritórios regionais de Teófilo Otoni (Mucuri), Jequitinhonha e Araçuaí (Jequitinhonha).

Além da distribuição de kits de abastecimento, alguns municípios estão sendo contemplados com poços artesianos tradicionais e outros com os sistemas integrados de abastecimento de água. O SIAA é o chamado de sistema completo, pois começa com a perfuração do poço com uma boa vazão, seguido da construção de uma estrutura no entorno capaz de tratar a água e com a bomba levá-la até a um grande reservatório. A partir dele, o Idene coloca toda a tubulação para distribuir a água a cerca de 20 famílias cadastradas, que ainda recebem uma caixa d’água de 500 litros dentro de casa. Dessa forma, milhares de famílias vêm sendo atendidas pelo Idene, dando a elas segurança hídrica.

WhatsApp_Image_2021-07-13_at_3.59.21_PM.jpeg