Captura de Tela 5

 

Servidores das coordenações regionais do Idene se reuniram, virtualmente, nesta quinta-feira (11/3), com a equipe da Diretoria de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) para receberem treinamento de como fazer pré-cadastro que visa à emissão da Carteira Nacional do Artesão em formato digital.  

A reunião foi mediada pela servidora Marina Sousa, da Diretoria de Artesanato. A pauta principal foi a apresentação do manual do pré-cadastro que deverá ser preenchido pelos artesãos. Ela ressaltou a importância da disseminação da informação para atingir o máximo de profissionais possíveis, ficando disponível a partir da próxima semana, um tutorial com todas as instruções deste cadastramento.

Com grande variedade cultural de técnicas e matérias-primas, o artesanato mineiro é referência para todo o Brasil e se tornou-se uma política pública importante que o Governo de Minas Gerais executa, reafirmando o potencial econômico, com a demonstração dos esforços que o Idene e a Sede, juntos, desenvolvem para alavancar as vendas e ampliação do mercado de artesanato.

Vantagens do documento

A Carteira Nacional do Artesão é emitida pelo Programa do Artesanato Brasileira (PAB) e tem validade de seis anos. O documento já emitido para 600 pessoas em Minas Gerais foi fundamental para autentica a Lei Aldir Blanc, cujo objetivo é "promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros" neste período de pandemia da Covid-19.

Segundo o diretor de Artesanato da Sede, Thiago Tomaz, a carteira também significa o reconhecimento ao talento dos artesãos e dá a eles o acesso a feiras e outros eventos, bem como a cursos de capacitação oferecidos pelo Sebraetec. “Essa parceria com o Idene para atingirmos um maior número de artesãos no Norte e Nordeste de Minas é fundamental para melhorarmos a situação desses valorosos trabalhadores”, assegura Thiago Tomaz.

O Idene integra 258 municípios nas regiões Norte, Nordeste e Vale do Rio Doce.