Capelinha sistemas coletivos 1

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), em parceria com a Prefeitura de Capelinha (Vale do Jequitinhonha), está concluindo dois Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água, naquele município. Estão sendo beneficiadas centenas de famílias nas comunidades rurais do Barreiro Grilo e Barra do Ipê.

O projeto é concluído após três rápidas etapas: a primeira com a perfuração dos poços; a segunda com a instalação das bombas, e na terceira etapa haverá instalação dos tubos e reservatórios para distribuição coletiva aos moradores que sofrem com a escassez de água para as necessidades básicas do dia a dia e da produção de alimentos.

De acordo com o subsecretário e diretor-geral do Idene, Nilson Borges, levar água à população do Vale do Jequitinhonha é uma recomendação do governador Romeu Zema, pois isso dá dignidade às pessoas. “Esse é um trabalho da maior importância em qualquer situação e agora na pandemia ele se torna ainda mais essencial, pois todos precisam de melhor higienização para impedir o contágio da Covid-19”, reforça Borges.

O trabalho do Idene no Vale do Jequitinhonha é coordenado pelo Escritório Regional de Diamantina, que após a conclusão dos Sistemas de Abastecimento de Águas nas comunidades do Grilo e Barra do Ipê, o projeto será implementado em outras comunidades do município.

O Idene atua em 258 municípios e boa parte deles enfrenta escassez de água durante alguns períodos do ano, por isso esse trabalho de ampliar os sistemas coletivos é realizado para atenuar o sofrimento das famílias e possibilitar pequenas produções nas propriedades.

Capelinha sistemas coletivos 4