post

 

O anúncio de 25 mil vagas em cursos de qualificação profissional online pelo Governo do Estado – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) – motivou o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), pois a sua área de abrangência também precisa ampliar a capacitação em Tecnologia da Informação (TI).

Para o subsecretário de Desenvolvimento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais e diretor-geral do Idene, Nilson Borges, a área de abrangência do instituto compreende 258 municípios, e no mundo contemporâneo, a TI está presente na vida de cada cidadão. “Estamos ampliando os nossos projetos de desenvolvimento das regiões, e a profissionalização possibilita a inserção das pessoas no mercado de trabalho ou como empreendedoras, o que é muito bom”, ressalta Borges ao se referir a mais essa oportunidade.

Infraestrutura

A Sede possui a Rede Uaitec e firmou parceria com a empresa Digital Innovation One. Os conteúdos de qualificação profissional são para Trilha Desenvolvedor de Games: HTML, CSS e JavaScript; Trilha Desenvolvedor de Sistemas Java: Java, SQL e PostgrSQL. Os temas oferecidos são a partir de demandas do mercado e a duração de cada curso é de 100 horas.

Segundo dados levantados pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o déficit de profissionais de TI no mercado brasileiro pode chegar a 400 mil até 2022. Nesse contexto, o governo mineiro facilita o acesso à qualificação profissional e os interessados devem se inscrever no endereço eletrônico www.uaitec.mg.gov.br

Zema e Passalio

Na ocasião do lançamento dos cursos, na semana passada, dia 3/9, o governador Romeu Zema e o secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio, manifestaram a importância dos cursos para que as pessoas possam se apresentarem ou se recolocarem profissionalmente. Passalio destacou ainda que Minas Gerais é um estado de potencial atrativo para instalação de empresas, por isso a preocupação em qualificar profissionais para todas áreas, especialmente em TI, por meio das 25 mil vagas gratuitas.

A Rede Uaitec é uma política pública da Sede para promover a inclusão digital e social por meio de cursos gratuitos de qualificação profissional nas modalidades presencial e à distância. Atualmente são oferecidos mais de 60 cursos online. Veja as oportunidades oferecidas que poderão ajudar todos os interessados na busca pela capacitação nesse novo tempo.

Visite o site www.uaitec.mg.gov.br