Deputados no Plano Integrado site

O Idene – por meio do seu diretor-geral, Nilson Borges – intensificou as reuniões por videoconferência com lideranças. Dessa forma está se criando oportunidade para que todos possam expor suas opiniões e demandas regionais para integrar o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região do Idene. “A estratégia é elaborarmos ações que possam ser implementadas no curtíssimo, curto, médio e longo prazos”, afirma Borges ao ouvir diversos parlamentares que representam a região.

O Plano de Desenvolvimento foi uma demanda do governador Romeu Zema em reunião no Prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em 28 de maio. Naquela ocasião, com a presença dos secretários Igor Eto (Governo) e Fernando Passalio (adjunto da Sede), e o diretor-geral do Idene, Nilson Borges, Zema determinou ao Idene que liderasse o plano e o entregasse em 45 dias.

Parlamentares falam das necessidades regionais

Estão sendo ouvidos parlamentares estaduais e federais, sociedade civil organizada, empresarial e o segmento público. As propostas são voltadas para infraestrutura (rodovias, ferrovias, tecnologias), segurança hídrica (saneamento básico, barragens, novas tecnologias para convivência e impactos da seca) e desenvolvimento econômico sustentável (Arranjos Produtivos Locais, emprego e renda, polo minerário e atração de investimentos).

“O envolvimento das pessoas nesse processo de desenvolvimento estruturado é essencial para resultados efetivos. Queremos um plano pragmático e escalonado. As propostas que chegam nos agradam muito e vamos juntá-las à base de diversos estudos realizados em toda a região do Idene”, assegura Borges.

Nas próximas semanas, a direção-geral do Idene vai concluir a fase de ouvir líderes para então passar a fase de formatar e detalhar as propostas que representam os 258 municípios das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais e parte do Vale do Rio Doce. Após a conclusão, Nilson Borges fará a entrega do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região do Idene ao governador Romeu Zema.

Painel com deputados para o site