Seu Irênio

O Governo de Minas Gerais -- por meio do Idene e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) -- lamenta profundamente a morte do Mestre de Ofício Sr. Irênio de Souza Santana, natural de Januária (MG).

“Seu Irênio” tinha completado 100 anos de vida e era reconhecido nacionalmente pela qualidade do seu artesanato realizado com flandres (lâmina composta por uma liga metálica à base de ferro que, mergulhada em estanho, é usada na fabricação de utensílios). Durante décadas ele abasteceu o Norte de Minas com candeeiros, canecas, tachos, tabuleiros e uma infinidade de outros objetos domésticos.

Ele participou da SAP – Sala do Artista Popular (2004), no Rio de Janeiro, um dos espaços mais importantes para o artesão no Brasil. “Seu Irênio” participou de diversas edições da Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. O seu trabalho ficará na memória de muitas gerações e nos catálogos especiais do artesanato.

A Missa de Sétimo Dia pela morte do “Seu Irênio” será celebrada nesta sexta-feira (20/12), às 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Januária.

f59e3652-3756-4169-addb-eaae8c1b8656

 

 

 

 

Enviar para impressão