GrãoMogol

Fotos: Eduardo Machado

 

O Governo do Estado -- por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) --, a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor), a Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI/MOC), o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros (Codemc) e a União das Entidades de Montes Claros e Norte de Minas, promovem, dia 13 de novembro, em Grão Mogol, o I Seminário de Integração das Microrregiões do Norte de Minas Gerais.

O objetivo do seminário é apresentar o cenário econômico e produtivo de cada uma das microrregiões, destacando as principais atividades e cadeias produtivas, bem como compartilhar experiências e buscar sinergia na atuação de todas elas. São sete microrregiões: Bocaiuva, Janaúba, Januária, Grão Mogol, Montes Claros, Pirapora e Salinas, que integram 89 municípios do Norte de Minas.

O público do evento será composto por agências de desenvolvimento locais e regionais, gestores de entidades de classe de cidades-polo, do Sebrae MG, Idene, Sede e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Também estarão presentes prefeitos e vereadores dos municípios.

Principais temas do I Seminário

Na programação -- que se inicia às 9h, na Casa de Cultura de Grão Mogol, e se encerra às 14h da próxima quarta-feira (13) -- estão previstas palestras sobre Redes Colaborativas de Desenvolvimento Integrado, com a Fundação Dom Cabral, Energia Fotovoltaica, Fruticultura, Turismo no Norte de Minas e outros. “É de suma importância ouvir experiências de pessoas da nossa região, compartilhar conhecimento e opiniões para que juntos possamos agregar e fomentar o desenvolvimento das cadeias produtivas. Estamos animados e com grande expectativa para este, que será o primeiro de muitos encontros”, afirma a diretora regional do Idene, Márcia Versiani.

As inscrições para o I Seminário de Integração das Microrregiões dos interessados ainda podem ser realizadas pelos telefones (38) 98407-4137 / (38) 2101-3319.

Localização

Grão Mogol está localizado nos confins da Serra do Espinhaço, na região Norte, a 556 km de Belo Horizonte, e a 149 km de Montes Claros. A vegetação é de cerrado com verões úmidos e longos períodos secos de inverno. Localizada numa região de transição entre o semiárido e o cerrado, a cidade sofre muito com a estiagem e a secura dos fins de outono até o fim do primeiro mês de primavera.

GrãoMogol1

A Casa da Cultura de Grão Mogol será o palco para discussão de assuntos de todo o Norte de Minas