Itaobim

Lideranças de Itaobim se reúnem com a direção geral do Idene para pedir prorrogação do convênio que instala agroindústria para fabricação de produtos lácteos

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) -- por meio do seu diretor-geral, Nilson Borges – recebeu lideranças de Itaobim (Médio Jequitinhonha), entre elas o prefeito Charles Vieira. A reunião nessa quarta-feira (5/6) se deu para discutir a prorrogação do convênio firmado entre a prefeitura e o instituto para instalação de uma agroindústria naquele município.

Como houve saldo de R$170 mil dos R$500 mil liberados pelo Estado, a prefeitura requereu ao Idene, autorização para adquirir equipamentos necessários a uma linha de produção de manteiga e outra para bebida láctea. Inicialmente a estrutura seria para o processamento de 10 mil litros de leite por dia. Entretanto, com um estudo recente de viabilidade econômica, chegou-se à conclusão de que a oferta de produtos deve ser ampliada.

O diretor-geral do Idene ressaltou a importância da visita da comitiva de Itaobim e disse que o instituto fará o possível para que a agroindústria traga o desenvolvimento esperado pela região, gerando mais de uma dezena de empregos diretos, beneficiando cerca de 50 produtores de leite. Ele assegurou que as duas demandas serão analisadas o mais breve possível pela Gerência de Apoio a Políticas de Desenvolvimento Municipal.

De acordo com o assessor técnico do Idene, Ronaldo Cardoso, que esteve presente na reunião, após análise do pedido da prefeitura e a possível assinatura do termo aditivo, o instituto irá ao município para se encontrar com os produtores rurais. Nesse encontro haverá discussão da seguinte pauta: criação da cooperativa, registro no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e um plano de gestão para início do funcionamento da agroindústria.

Também participaram da reunião no gabinete do Idene: o vice-prefeito de Itaobim, Gilberto Cunha, o secretário municipal de Agricultura, João Batista, o vereador Márcio Mota e o chefe de gabinete do Idene, Frederico Tescarolo.