Nos últimos anos, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), tem articulado e participado de eventos para discutir ações convergentes que viabilizem projetos de energias renováveis em sua área de abrangência.

Nesta segunda-feira (03/12), o secretário da Sedinor, César Emílio, e o superintendente de Integração e Desenvolvimento, Davidson Dantas, estiveram na sede do Grupo Rima Industrial, onde se reuniram com os diretores de Energia e Mineração, Alexandre Almeida, e Industrial, José Gonçalves Fernandes. A pauta abordada foi a produção de energia éolica  e solar.

Durante o encontro, foi apresentado um estudo da cadeia de valor da energia eólica e solar em Minas Gerais e no Brasil, com o objetivo buscar atores para fornecimento de matéria prima necessária para autossuficiência na produção dessas energias. 

Na oportunidade, o secretário César Emílio destacou que existe uma demanda latente pela busca de empresas que possam integrar a cadeia das renováveis. “Precisamos preparar os arranjos agregando novos atores na cadeia de valores, para isso estamos divulgando as demandas tecnológicas para grandes empresas”, afirmou. 

A finalidade dessas visitas técnicas é buscar condições favoráveis para garantir a viabilidade de projetos, negócios e investimentos para o desenvolvimento das energias eólica e solar nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais.