Oficina de Reciclagem de jornal e revista promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Idene, está na cidade de Carbonita-MG, no Vale do Jequitinhonha. A atividade, que faz parte do Artesanato em Movimento, está sendo realizada no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – Cras Volante, e conta com a participação de 11 pessoas e apoio da Prefeitura.

O objetivo desta atividade, realizada desde 2015, é promover novas oportunidades para as regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, incentivando a prática do artesanato. Com isso, pretende estimular a reciclagem, fazendo com que materiais que iriam para o lixo se transformem em arte. “As pessoas que participam das oficinas tornam-se disseminadores da atividade no município. A ideia é incentivar o artesanato, mostrando que peças feitas com jornais podem se tornar uma fonte de renda familiar e até mesmo uma terapia ocupacional”, afirma o diretor-geral do Idene, Gustavo Xavier.

A aluna do curso e educadora social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Tamiris Ventura, é uma das pessoas que pretendem ser disseminadoras da atividade. “Vou levar para meus alunos! As outras pessoas que estão aqui irão repassar para os alunos do Cras, então eu considero uma parceria muito boa do Governo de Minas Gerais com a Prefeitura”, disse.

As oficinas são ministradas pelo coordenador do Artesanato em Movimento, Ronaldo Lima. A ação é dirigida aos municípios da área de abrangência do Idene e integra o programa Desenvolvimento do Norte e Nordeste, que também busca promover o apoio aos artesãos em feiras e eventos que fomentem a abertura de novos mercados, criando demanda e fortalecendo a atividade, com foco na preservação, valorização e divulgação.

Em 2017 foram realizadas 9 oficinas de jornal, sendo 109 alunos/disseminadores capacitados. Desses alunos, alguns já estão participando de feiras e eventos, e gerando renda por meio das vendas.